Lições de liderança pós-pandemia

 A crise do Covid 19 trouxe uma série de desafios para pequenas e médias empresas, mas também impactou as grandes, que tiveram que se reinventar e acelerar os processos tecnológicos que já estavam em pauta. 



Cada segmento foi impactado de uma maneira diferente e para debater sobre esses impactos, conversamos com o empresário Miroslav Jevtic, que abordou alguns aspectos desse momento em que estamos vivendo.

Logo que a pandemia começou, as empresas tomaram medidas para garantir a segurança dos seus colaboradores, liberando o home office para garantir o distanciamento social. Fora uma série de iniciativas e doações para a comunidade que foram anunciadas.

Mas agora com a retomada gradual das atividades, o que todos os líderes concordam é que para sobreviver ao "novo normal" as empresas deverão adotar mudanças. Confira, abaixo, as lições do empresário Miroslav Jevtic:

Menos espaço físico

Para Jevtic, "antes era inviável pensar que poderíamos ter nossos funcionários trabalhando de casa. Com a pandemia, aprendi que precisamos de muito menos espaço físico do que achava que precisava", afirmou.

De acordo com o empresário, o home office é um legado que veio para ficar. As pessoas vão ter mais qualidade de vida sem comprometer a entrega. Hoje todos estão mais ligados à família e ainda mais comprometidos com o trabalho.

Mais conveniência para o consumidor

Miroslav Jevtic acredita que a crise acelerou tendências que já existiam como o e-commerce e uma maior preocupação com a saúde física e mental. "O consumidor já estava adotando os meios digitais e agora mais do que nunca ele quer mais conveniência e menos contato. Também há o aumento de consumo das bebidas em casa. O consumidor está 100% online e nós estamos indo para esse caminho", destaca Jevtic.

Menos burocracia 

Na opinião de Miroslav Jevtic, o grande aprendizado da crise é que as empresas precisam ser menos burocráticas e complexas em sua operação. “Descobrimos que a complexidade desencanta o cliente. Os executivos estavam pensando na continuidade dos negócios como vínhamos fazendo, mas temos que pensar em recriar vários processos, fazer transformações. Sair da rotina de fazer as mesmas coisas e passar a entender que devemos trazer disrupção ao mercado", afirmou o empresário.

Mudança no estilo de gestão

Para Jevtic, as empresas também aprenderam com a crise a necessidade de uma mudança no estilo de gestão e a adaptação de uma nova cultura, estimulando que os líderes sejam mais inovadores. "Os líderes precisam ser ágeis e eficientes. Antes nossos treinamentos eram focados na complexidade e temos que treinar agora para a leveza. Precisamos ter líderes disruptivos e inovadores, que estejam muito próximos do cliente", fala.

Preocupação com a sociedade

Jevtic afirma ainda que os clientes buscam bons serviços com um custo acessível, mas também querem que as empresas sejam comprometidas com as pautas sociais e de inclusão.

Cobrança por sustentabilidade

Além de focar nos aspectos sociais, como mencionado por Miroslav Jevtic, também acredita que os consumidores vão começar a pressionar as empresas para que elas impactem menos o meio ambiente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como definir uma área de atuação no Direito

Você sabe como diversificar a sua carteira através dos fundos de investimentos?